Olá! Obrigado por vir conhecer a gente, e parabéns pela atitude!

Preparamos essa página para dar mais detalhes sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou simplesmente autismo.

Afinal, conscientização significa esclarecer, fazer o assunto ser conhecido, para que as pessoas saibam mais sobre o autismo e entendam suas dificuldades. Assim viveremos num mundo com mais inclusão!


O que é autismo?

TEA significa Transtorno do Espectro Autista.

O autista nasce com um transtorno neurobiológico, ou seja, uma alteração no desenvolvimento que faz com que ele tenha dificuldades no relacionamento com as pessoas e com o ambiente onde vive. Ele precisa, assim, de ajuda para desenvolver-se e superar suas limitações.

O autismo, no momento, não tem cura, mas estão sendo feitas pesquisas para buscar novos tratamentos. Autismo não se transmite e não é causado por hábitos nem acidentes.

Antes de mais nada, o autista precisa de muito amor, carinho e atenção. Ele deve ser respeitado, incluído no meio social e estimulado a acreditar em seu potencial. Uma equipe formada por vários profissionais – pediatra, psiquiatra, neurologista, psicólogo e fonoaudiólogo – deve prescrever e orientar o tratamento. Também é a união da escola com a família a medida mais importante para a melhoria de vida das pessoas com autismo.

2 de Abril

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, datado em 2 de abril, foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) durante uma Assembléia Geral realizada em novembro de 2007. No ato, aprovaram com unanimidade a data que visa incentivar os países membros a promover e destacar a necessidade de ajudar a melhorar a vida de crianças e adultos que sofrem do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

No Brasil a data foi oficializada em 2018, instituíndo o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, onde diversas entidades apresentam atividades que abordam o assunto. Diante da necessidade de divulgação para população de forma mais abrangente, e seguindo uma estratégia de indicar cores para os meses do ano, surgiu a Campanha Abril Azul, de modo a chamar a atenção e ampliar o conhecimento sobre o autismo, que se manifesta mais comumente no sexo masculino (por isso a cor azul foi escolhida para representar a campanha).

#VistaAzul para participar da campanha também ;)

A fita de quebra-cabeça

A fita do quebra-cabeça foi criada pela Sociedade de Autismo Americana (www.autism-society.org) e adotada em 1999 como o sinal universal da consciência do autismo. O padrão de quebra-cabeça reflete a complexidade do espectro do autismo. As diferentes cores e formas representam a diversidade das pessoas e famílias que vivem com a condição. O brilho da fita sinaliza a esperança que, através de uma maior conscientização do autismo, e através de intervenção precoce e acesso a serviços/suportes adequados, as pessoas com autismo levem vidas plenas capazes de interagir com o mundo nos seus próprios termos.

Em diversas cidades brasileiras (Em Cachoeirinha é a 4254/17) já existem leis para incluir a fita nas placas que indicam os estabelecimentos públicos e privados a realizem atendimento prioritário, conforme determinado pela Lei Federal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Materiais de apoio, para ensinar sobre TEA


Vídeo animado explicando sobre Autismo:

Conto de história para crianças:


Material animado em PDF para escolas:

Quem é a Associação Pais e Amor?

A Associação Pais e Amor é uma entidade sem fins lucrativos, criada em abril/2016 no município de Cachoeirinha, por pais de autistas que percebem a dificuldade de assistência aos filhos, devido às complexidades de cada caso.

Tem o intuito de atender os autistas, desde o diagnóstico até a idade adulta, além de dar suporte às famílias que necessitam muito do apoio. Neste pequeno período já conseguiu melhorias na vida social de muitas delas através de eventos promovidos com a ajuda de parceiros da comunidade e voluntários.

Conheça mais em nossa página principal e acompanhe nossas atividades em facebook.com/paiseamorcachoeirinha

* Quer ser voluntário da Associação?
* Ser apoiador da Associação?
* Ou sócio colaborador?

Entre em contato: (51)999.934.383
contato@paiseamor.org
Participe ! Seja amigo desta causa!

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies, consulte nossa política de privacidade AQUI. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.
Aceitar