Olá! Obrigado por vir conhecer a gente, e parabéns pela atitude!

Preparamos essa página para dar mais detalhes sobre o que significa esta campanha de abril, no mundo inteiro, para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou simplesmente autistas.
Afinal, conscientização significa esclarecer, fazer o assunto ser conhecido, para que as pessoas saibam mais sobre o autismo e entendam suas dificuldades. Assim viveremos num mundo com mais inclusão!


2 de Abril

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, datado em 2 de abril, foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) durante uma Assembléia Geral realizada em novembro de 2007. No ato, aprovaram com unanimidade a data que visa incentivar os países membros a promover e destacar a necessidade de ajudar a melhorar a vida de crianças e adultos que sofrem do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

No Brasil a data foi oficializada em 2018, instituíndo o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, onde diversas entidades apresentam atividades que abordam o assunto. Diante da necessidade de divulgação para população de forma mais abrangente, e seguindo uma estratégia de indicar cores para os meses do ano, surgiu a Campanha Abril Azul, de modo a chamar a atenção e ampliar o conhecimento sobre o autismo, que se manifesta mais comumente no sexo masculino (por isso a cor azul foi escolhida para representar a campanha). #VistaAzul para participar da campanha ;)

A fita de quebra-cabeça

A fita do quebra-cabeça foi criada pela Sociedade de Autismo Americana (www.autism-society.org) e adotada em 1999 como o sinal universal da consciência do autismo. O padrão de quebra-cabeça reflete a complexidade do espectro do autismo. As diferentes cores e formas representam a diversidade das pessoas e famílias que vivem com a condição. O brilho da fita sinaliza a esperança que, através de uma maior conscientização do autismo, e através de intervenção precoce e acesso a serviços/suportes adequados, as pessoas com autismo levem vidas plenas capazes de interagir com o mundo nos seus próprios termos.

Em diversas cidades brasileiras (Em Cachoeirinha é a 4254/17) já existem leis para incluir a fita nas placas que indicam os estabelecimentos públicos e privados a realizem atendimento prioritário, conforme determinado pela Lei Federal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

O que é autismo?

O autista nasce com um transtorno neurobiológico, ou seja, uma alteração no desenvolvimento que faz com que ele tenha dificuldades no relacionamento com as pessoas e com o ambiente onde vive. Ele precisa, assim, de ajuda para desenvolver-se e superar suas limitações.

O autismo, no momento, não tem cura, mas estão sendo feitas pesquisas para buscar novos tratamentos. Autismo não se transmite e não é causado por hábitos nem acidentes.

Antes de mais nada, o autista precisa de muito amor, carinho e atenção. Ele deve ser respeitado, incluído no meio social e estimulado a acreditar em seu potencial. Uma equipe formada por vários profissionais – pediatra, psiquiatra, neurologista, psicólogo e fonoaudiólogo – deve prescrever e orientar o tratamento. Também é a união da escola com a família a medida mais importante para a melhoria de vida das pessoas com autismo.

Quem é a Associação Pais e Amor?

A Associação Pais e Amor é uma entidade sem fins lucrativos, criada em abril/2016 no município de Cachoeirinha, por pais de autistas que percebem a dificuldade de assistência aos filhos, devido às complexidades de cada caso.

Tem o intuito de atender os autistas, desde o diagnóstico até a idade adulta, além de dar suporte às famílias que necessitam muito do apoio. Neste pequeno período já conseguiu melhorias na vida social de muitas delas através de eventos promovidos com a ajuda de parceiros da comunidade e voluntários.

Conheça mais em nossa página principal e acompanhe nossas atividades em facebook.com/paiseamorcachoeirinha

* Quer ser voluntário da Associação?
* Ser apoiador da Associação?
* Ou sócio colaborador?

Entre em contato: (51)999.934.383 / (51)993.112.604
Participe ! Seja amigo desta causa!